Tiferet shebe Netzach
Compartilhando a Perseverança
Conte esta noite: “Hoje são 24 dias que perfazem 3 semanas e 3 dias do Ômer.”
Quando uma pessoa consegue perceber as coisas com clareza, não se deixa abalar pelas adversidades. Tiferet de Netzach se refere, entre outras coisas, à necessidade de avanço (Chesed – Expansão), e de recuo (Geburah – Contração), no empreendimento de uma jornada, e à consciência do momento certo para uma coisa e outra.⠀
A contração não deve ser confundida com fuga. Curvar-se não significa ceder às dificuldades, mas perceber quando devemos nos recolher e criar um espaço. Assim, podemos injetar Luz Espiritual nas circunstâncias, permitindo que elas amadureçam. Persistir nessa consciência, com Beleza, é um importante aprendizado, um dos melhores mecanismos para não apagar a chama dos nossos corações.⠀
A Beleza faz com que cada momento se torne Sagrado e evita que a nossa Permanência se torne algo estagnado, o que sempre resulta na desistência. Permanecer com Beleza é um processo de renovação constante, onde o encanto da primeira vez não é esquecido.
Exercício: Reflita sobre os desafios que você tem à sua frente e não se deixe dominar em momento algum pela preocupação. Busque dentro de si o estado de menuchá (‘tranquilidade’), necessário para analisar o cenário como um todo (as armadilhas e as oportunidades), e adote uma postura mais sábia. O cabalista é sempre um estrategista.
QUAL A ORIGEM DESSAS REFLEXÕES?
São uma mescla de dois textos amplamente compartilhados entre a comunidade que estuda kabbalah hermética no Brasil. Há uma versão simplificada e outra avançada que inclui as afirmações em hebraico. Ambas foram produzidas pelo pessoal do Projeto Mayhem.
CONFUSÃO?
Não entendeu o que é a Contagem do Ômer, nem o que é Geburah? Dá uma lida aqui.