Hod shebe Geburah
Refinamento na Disciplina
Conte esta noite: “Hoje são 12 dias que perfazem 1 semana e 5 dias do Ômer.”
Refinamento na contração. Saber o momento de se contrair é extremamente necessário para o crescimento espiritual. O universo em que vivemos está em constante movimento de expansão e contração. Porém, a contração não pode ser confundida com estagnação e alienação. Por isso é preciso aperfeiçoar este contrair – deve ser entendido como um momento de introspecção, de análise interna. Devemos estabelecer novas metas e desenvolvermos a precaução para darmos passos seguros no futuro, quando voltaremos a nos expandir.
‘Glória’ (Kavod), é um dos atributos de Hod (Refinamento), mas com as mesmas letras também temos kaved, que significa “fardo”. Se você encara o seu compromisso como um fardo, ele se tornará cada vez mais pesado, e não conseguirá ver a Glória do seu aprendizado. Se, por outro lado, você reconhece o propósito por trás de cada ação, de cada restrição, o fardo deixa de existir e se transforma em Benção. A contração é necessária, nesses momentos, para percebermos a Luz por trás de todas as coisas.
Exercício para o dia: Veja se não é hora de fazer um movimento de contração. Busque responder para que as coisas acontecem (e não “por que”) e onde está o fardo e a glória em cada ato. Você consegue perceber este desdobramento? Como as pessoas podem se beneficiar com o seu estudo, o seu trabalho, o seu caminho espiritual?
QUAL A ORIGEM DESSAS REFLEXÕES?
São uma mescla de dois textos amplamente compartilhados entre a comunidade que estuda kabbalah hermética no Brasil. Há uma versão simplificada e outra avançada que inclui as afirmações em hebraico. Ambas foram produzidas pelo pessoal do Projeto Mayhem.
CONFUSÃO?
Não entendeu o que é a Contagem do Ômer, nem o que é Geburah? Dá uma lida aqui.