Um Dantian 丹田 é um centro de Qi. Trata-se de um princípio teórico básico nas diversas linhagens de meditação e de artes marciais orientais, principalmente nas artes chinesas como Qi Gong e Neidan (Alquimia Interna). É também conceito importante na prática do Aikido e da tradição japonesa do Reiki.
O termo pode ser mais facilmente traduzido como mar de Qi ou centro de energia. Mas sua etimologia nos traz muita riqueza de informação: o caractere para dan (丹) significa “elixir no meio e na profundidade“, enquanto o caractere para tian (田) envolve e separa quatro espaços: um campo (agrícola). Portanto, Dantian não se refere a um único ponto – é antes uma área, um reservatório. Juntos, Dan e tian significam literalmente “campo do elixir”.
Na alquimia taoísta, o elixir clássico é o cinábrio, que está relacionado aos processos de transmutação dos elementos. Para os taoístas, designa uma área dentro do corpo que tem um papel fundamental nas transformações espirituais que procuram. Neidan, a prática interna do misticismo taoísta, concentra-se, portanto, neste “campo de cinábrio”.
Existem três dantians principais: o Dantian Inferior, o Dantian Médio e o Dantian Superior. Localizados nas regiões do abdômen, do tórax e da cabeça, cada dantian está associado à um dos Três Tesouros (San Bao) da Medicina Tradicional Chinesa – Jing (essência), Qi (energia) e Shen (espírito).
Os chakras na Yoga são em alguns aspectos semelhantes aos dantians: ambos os conceitos partilham da ideia de estruturas de energia relacionadas à diferentes faculdades humanas. A principal diferença é que os dantians taoístas são associados ao armazenamento energético, enquanto os chakras iogues não são tanto centros de armazenamento, mas vórtices energéticos que atuam como portas de entrada e saída.
Dantian Inferior (下丹田, Xià Dāntián)
Qualquer referência à dantian provavelmente se refere ao Dantian Inferior, a não ser que seja feita uma distinção. É considerado a base da postura enraizada, da respiração e da consciência corporal nas artes marciais e frequentemente usado de forma intercambiável com a palavra japonesa hara (腹; Chinês: fù), que significa “abdômen” ou “barriga”.
O Dantian Inferior é a sede da Essência (Jing). Está localizado abaixo do umbigo (cerca de três dedos abaixo e dois dedos atrás do umbigo) e intimamente relacionado à três pontos de acupuntura: VG4 (Mingmen, Portão da Existência) , o VC4 (Guanyuan, Porta do Qi Original) e o VC6 (Qihai, Mar do Qi). São pontos a partir dos quais o Dantian Inferior pode ser alcançado e influenciado. Como a associação dos pontos indica, a estrutura deve ser vista como uma área tridimensional de tamanho variável dentro do abdômen, não como um ponto sob o abdômen.
É no Dantian Inferior que o processo de desenvolvimento do elixir pelo refinamento e purificação da essência (Jing) em vitalidade (Qi) começa. É a fonte de energia que sustenta o corpo físico e nos permite desenvolver e usar Qi e Shen, portanto tem importância primária e é o foco principal das práticas meditativas e marciais.
Dantian Médio (中丹田, Zhōng Dāntián)
Situado na área do tórax, o Dantian Médio está associado ao Qi, à respiração e à saúde dos órgãos internos, que dependem da circulação constante de sangue enriquecido com oxigênio para uma função ideal.
Pela sua associação com o Xin (Coração) e com os processos de formação de Xue (sangue) no corpo, também é conhecido como Palácio Vermelho (Jianggong). Sua localização está precisamente relacionada ao ponto VC17 (Shanzhong, Meio do Tórax), na linha média entre os mamilos.
Nos termos da alquimia interior taoísta, é descrito como o lugar onde o Qi é refinado em Shen, e por isso, este Dantian é considerado o centro da vida emocional. Essa relação pode ser facilmente observada no dia a dia, sendo muito comum que desordens psíquicas e abalos emocionais afetem essa região do corpo, provocando opressão torácica e palpitações, por exemplo.
Dantian Superior (上丹田, Shàng Dāntián)
O Dantian Superior está localizado na cabeça e é a sede do espírito (Shen). Também é conhecido como Palácio de Qian (Qiangong), uma referência ao trigrama qian (☰) que representa o Yang Puro.
É considerado o centro das habilidades mentais e está localizado na testa, próximo ao ponto Yintang (Salão da Impressão), que fica entre as sobrancelhas em região popularmente conhecida como “terceiro olho”. Outro acuponto importante que influencia o Dantian Superior é o VG20 (Baihui, Cem Encontros), o ponto de encontro de todas as energias Yang. Este ponto estimula a elevação do Qi e limpa a consciência.
Mover o Elixir Interno para o Dantian Superior marca o terceiro e último estágio da alquimia interna taoísta, onde o espírito (Shen) é convertido em vazio (Wu Wei).
REFERÊNCIAS DE LIVROS E ARTIGOS
The Dantians – Rising Moon Tai Chi
Cinnabar Fields – The Golden Elixir
Dantian – Taiji Forum Glossary