Durante um retiro de meditação Vipassana no norte da Tailândia pude experienciar uma verdadeira imersão no mundo budista. Foi quando tive meu primeiro contato com um aspecto muito particular da vivência theravada: a entoação de cânticos. Fui apresentada ao Paritta Mettā Sutta e percebi que a sua prática tem um poder incrível e que deveria me dedicar a estudá-la.
O que são parittas?
Paritta é uma palavra em pali que significa proteção. Paritta suttas nada mais são do que discursos proferidos pelo Buda considerados uma garantia de proteção. Esta proteção deve ser obtida ao entoar ou ouvir os parittas. Pode ser usada diariamente como objeto de meditação e são especialmente funcionais para afastar emoções e pensamentos conturbados. Também costumam ser entoados para auxiliar na cura de doentes e abençoar objetos e espaços.
Pode-se dizer que os parittas estão para os budistas theravada assim como as orações estão para os cristãos. Contudo, o discurso contido neles é bem diferente.
Sobre o pali
Assim como acontece com o sânscrito, o latim, o hebraico e o árabe, acredita-se que as recitações de cânticos em Pali carregam um poder sobrenatural que pode ser atribuído às qualidades da própria língua. Portanto os cânticos são preferencialmente entoados em Pali.
Mesmo assim, é comum a alternância entre textos em pali e suas traduções em língua local, como o thai e o lao. No Ocidente o uso dos parittas traduzidos é cada vez mais comum. O propósito é permitir que os leigos não estudados em pali possam compreender a essência dos ensinamentos.
A origem do Paritta Mettā Sutta
Buda liderou, durante seus quarenta e cinco anos de carreira como professor, um retiro anual de três meses durante a estação chuvosa indiana. Religiosos de todo o país viajavam para Jetavana, o monastério onde Buda ensinava, para meditar junto ao mestre. Em uma ocasião, ele encaminhou sessenta monges para irem a uma floresta remota aos pés dos Himalaias para passar o período das chuvas meditando.
Quando os monges chegaram, foram bem recebidos pelos moradores locais, mas os espíritos da floresta não ficaram felizes em ter suas vidas alteradas pela presença deles. Em vez de recebê-los, os espíritos materializavam imagens fantasmagóricas perto das trilhas e espalhavam cadáveres pela floresta para assustá-los. Vendo os fantasmas e cheirando a carne podre, os monges se aterrorizaram e voltaram à Jetavana para perguntar ao Buda o que fazer.
Tendo ouvido toda a história dos monges, o Buda os encorajou a voltar para a floresta. “Vocês foram sem uma arma”, disse ele. “Desta vez, vocês precisarão estar armados”. Então Buda lhes deu uma “arma”: o discurso de aspiração de amor e bondade, o Metta Sutta, e aconselhou-os a recitá-lo para sua proteção.
Eles voltaram para a floresta e começaram a entoar o Metta Sutta. Os espíritos foram transformados e, ao invés de causar problemas, passaram a proteger os monges dos perigos da floresta. Os moradores continuaram oferecendo suporte e sentiram-se especialmente gratos pelos comportamentos pacíficos e a bondade dos monges.
Essa prática implica no envio de energia amorosa para dentro e depois para fora, enquanto entoamos certas frases como “Que eu seja feliz” e “Que todos os seres sejam felizes”. Quando cultivamos o amor bondade, estamos simplesmente permitindo que nossa generosidade inata cresça e floresça, evitando que entremos em ressonância com emoções conturbadas.
Aspiração de amor e bondade
São muitas as versões do Metta Sutta para recitar. Nem sempre se entoa o texto original escrito, são feitas adaptações para facilitar o ritmo. Esse é o texto original traduzido para o português.
Pesquisei muitas versões de parittas e para mim a que possui o melhor formato e as palavras mais simples em pali para entoar é a versão do áudio abaixo. Não encontrei uma tradução desse exato formato, então traduzi livremente para o português a partir de pedaços de diferentes traduções do inglês.
A ideia é entoar o cântico em pali intercalando com o português. Em pouco tempo você acaba absorvendo os significados das palavras e será capaz de recitar de cabeça o cântico em pali. O relaxamento e uma carga emocional positiva são garantidos após essa prática. Pode parecer difícil no início, mas vale a pena tentar. Apenas ouvindo esse áudio também é possível colher benefícios.
Use o Paritta Metta Sutta para seu próprio reequilíbrio energético, como banimento, para limpeza de ambientes, benção de objetos, enfim, são ínumeras as utilidades desse paritta. Não atoa Buda o apresentou como uma verdadeira arma contra o assédio espiritual.
Sabbe Sattā
Todos os seres
Sabbe Pānā
Todas as criaturas que respiram
Sabbe Bhūtā
Todos os nascidos de acordo com seu Karma
Sabbe Puggalā
Todas as criaturas individuais
Sabbe Attabhāvā-pariyāpannā
Todos os seres contidos em corpos, providos de materialidade e mentalidade
Sabbā Itthiyo, Sabbe Purisa
Todas as mulheres, todos os homens
Sabbe Ariyā, Sabbe Anariyā
Todos os iluminados, todos os (ainda) não iluminados
Sabbe Devā, Sabbe Manussā
Todas as deidades, todos os humanos
Sabbe Vinipātikā
Todos aqueles em estados de sofrimento
Averā Hontu
Que sejam livres de perigo
Abyāpajjā Hontu
Que sejam livres de sofrimentos mentais
Anīghā Hontu
Que sejam livres de sofrimentos físicos
Sukhī Attānam Pariharantu
Que cuidem de si mesmos alegremente
Dukkhā Muccantu
Que sejam livres de todos os sofrimentos
Yathā Laddha Sampattito
Que não percam suas conquistas merecidas
Mā Vigacchantu Kammassakā
Que recebam de acordo com suas boas ou más ações
Puratthimāya Disāya
Na direção Leste
Pacchimāya Disāya
Na direção Oeste
Uttarāya Disāya
Na direção Norte
Dakkhināya Disāya
Na direção Sul
Puratthimāya Anudisāya
Na direção Sudeste
Pacchimāya Anudisāya
Na direção Noroeste
Uttarāya Anudisāya
Na direção Nordeste
Dakkhināya Anudisāya
Na direção Sudoeste
Hetthimāya Disāya
Na direção abaixo
Uparimāya Disāya
Na direção acima
Sabbe Sattā
Todos os seres
Sabbe Pānā
Todas as criaturas que respiram
Sabbe Bhūtā
Todos os nascidos de acordo com seu Karma
Sabbe Puggalā
Todos os indivíduos
Sabbe Attabhāvā-pariyāpannā
Todos os seres contidos em corpos, providos de materialidade e mentalidade
Sabbā Itthiyo, Sabbe Purisa
Todas as mulheres, todos os homens
Sabbe Ariyā, Sabbe Anariyā
Todos os iluminados, todos os (ainda) não iluminados
Sabbe Devā, Sabbe Manussā
Todas as deidades, todos os humanos
Sabbe Vinipātikā
Todos aqueles em estados de sofrimento
Averā Hontu
Que sejam livres de perigo
Abyāpajjā Hontu
Que sejam livres de sofrimentos mentais
Anīghā Hontu
Que sejam livres de sofrimentos físicos
Sukhī Attānam Pariharantu
Que possam cuidar de si mesmos alegremente
Dukkhā Muccantu
Que sejam livres de todos os sofrimentos
Yathā Laddha Sampattito
Que não percam suas conquistas merecidas
Mā Vigacchantu Kammassakā
Que recebam de acordo com suas boas ou más ações
Uddham Yāva Bhavaggā Ca
Desde as mais altas realidades celestiais
Adho Yāva Avīcito
Até as profundezas das realidades infernais
Samantā Cakkavālesu
Em todo o Universo
Ye Sattā Pathavīcarā
Todos os seres que vivem na terra
Abyāpajjā Niverā Ca
Que sejam livres de sofrimento mental e opressão
Niddukkhā Ca Nupaddavā
Que sejam livres de sofrimento físico e perigo
Uddham Yāva Bhavaggā Ca
Desde as mais altas realidades celestiais
Adho Yāva Avīcito
Até as profundezas das realidades infernais
Samantā Cakkavālesu
Em todo o Universo
Ye Sattā Udakecarā
Todos os seres que vivem nas águas
Abyāpajjā Niverā Ca
Que sejam livres de sofrimento mental e opressão
Niddukkhā Ca Nupaddavā
Que sejam livres de sofrimento físico e perigo
Uddham Yāva Bhavaggā Ca
Desde as mais altas realidades celestiais
Adho Yāva Avīcito
Até as profundezas das realidades infernais
Samantā Cakkavālesu
Em todo o Universo
Ye Sattā Akāsecarā
Todos os seres que vivem no ar
Abyāpajjā Niverā Ca
Que sejam livres de sofrimento mental e opressão
Niddukkhā Ca Nupaddavā
Que sejam livres de sofrimento físico e perigo
Saddhu, Saddhu, Saddhu!
Bem dito, bem dito, bem dito!
Versão cantada
Deixo aqui outra versão do Metta Sutta que me agrada. Esta é em formato musical, da cantora malaia Imee Ooi.