Estava sentada num ônibus tailandês muito velho, de portas e janelas escancaradas, a caminho da fronteira do Laos. A luz do sol batia forte na minha cabeça encostada na janela. Céu azul, ventania e fumaça na estrada devido à queima dos campos de arroz. Parecia tudo um devaneio para uma cria de cidade grande vinda do outro lado do mundo, sozinha, fazer não sei bem o quê por aquelas bandas.
Em algum momento me veio à mente a maravilhosa música do Clube da Esquina, O Trem Azul. Ela carrega em si o exato sentimento daquela jornada – o maravilhamento pelo desconhecido, uma mistura de sonho e realidade. Só de ouvir dá pra sentir o calor do sol no rosto e enxergar o azul do céu, que parece ser o mesmo num dia bonito no Rio de Janeiro, Minas Gerais ou Chiang Khong.
Decidi que se um dia fosse criar uma página para compartilhar minhas ideias, usaria o nome o sol na cabeça. Um nome que, acima de tudo, traz consigo toda uma imagética associada ao arcano O Louco no tarot.
O Louco representa cada um de nós embarcando na jornada da vida. É um espírito livre, um viajante que encara seu caminho sem medo, confiante, totalmente aberto ao novo. Recebe os raios do sol e volta seu olhar aos céus, pulando os rochedos da vida independente das inseguranças, pois toda experiência tem um profundo significado essencial.
Gosto muito dos simbolismos desse arcano e busco trazer aqui neste espaço as descobertas vividas através dessa postura perante o mundo. É maravilhoso se aventurar por culturas diferentes da nossa e tentar enxergar a vida com outras lentes. As certezas, tão capengas, desmoronam, abrindo espaço para refletirmos sobre aquilo que nos anima.
Quem sou
Meu nome é Luciana Morin, sou acupunturista, carioca e tenho 29 anos.
Graduada em Cinema pela PUC-Rio, atuei nas áreas de fotografia, edição de vídeo e design gráfico. Trabalhar de forma autônoma e remota me permitiu viajar por longos períodos e explorar culturas distintas, o que mudou radicalmente minha forma de enxergar o mundo.
Após minhas andanças no sudeste asiático mergulhei intensamente no campo das medicinas orientais. Atualmente me dedico à prática da Medicina Tradicional Chinesa, após finalizar a pós-graduação em Acupuntura na Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental (ABACO-RJ). Criei essa página para compartilhar meus processos de descoberta e aprender através da troca com você que me acompanha!